sábado, 1 de setembro de 2012
Uma abordagem histórica da trajetória da parasitologia
Através do surgimento de áreas da medicina principalmente a medicina tropical indicada como um ramo da história natural da-se origem a parasitogia que desencadeou-se no século 19,
quando começou-se a descobrir agentes patogênicos responsáveis por processos doentios.
No Brasil a relação entre o histórico da patologia e a medicina tropical era intensa, no qual dessa relação destacaram-se dois médicos parasitologistas. Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, este último foi quem descobriu a doença de chagas identificando o vetor Trypanossoma cruzi.
O texto relata das doenças da pobreza (geralmente pessoas que vivem em condições precárias) com falta de saneamento, perto do lixão, convivem com odores e insetos etc.) Relata também sobre os males da modernidade. Explica que o parasitoma ideal é aquele que não causa dano ao hospedeiro e por conseqüência não provoca doença. Ao longo de muitos anos. os parasitas foram se adaptando de tal forma ao hospedeiro que ambos tem vantagens recíprocas; Porém, em 1860 através dos fundamentos da parasitologia percebeu-se que os parasitas se tornaram os principais responsáveis por inúmeras doenças no homem e seus animais domésticos.
Segundo Foster, a história da parasitologia foi traçada entre os séculos 19 e 20 nos laboratórios das universidades, na grande maioria em condições precárias. Os maiores avanços dessa ciência foram realizados por homens isolados ao redor do mundo, alguns nunca tiveram posição acadêmica. Através de estudiosos como Gimoty Lewis, Bancroft Manson descobridores da filariose e do seu agente causador e de Robert Ross que descobriu o parasito da malária, reformulou-se uma série de questões no campo da patologia. A parasitologia desenvolveu-se com a criação de escolas de medicina, sendo a 1º criada em 1899 Liverpool onde foram desenvolvidos importantes trabalhos, como testar ideais para erradicação da malária; sobre o trypanossoma etc. A partir dela como modelo criaram-se outros institutos pelo mundo: Pauster Inotitute em Paris; centro de pesquisa em Cambridge; French Institute de Medicine 1888 coloniale em 1902 entre outros 1906.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário